Golfinho-Sado

segunda-feira, agosto 07, 2006

Alguns Tipos de Golfinhos


Os cetáceos estão representados em Portugal por 25 espécies pertencentes às subordens: odontocetes e misticetes. A primeira inclui 18 espécies, distribuídos por 5 famílias (focenídeos, delfinídeos, zifilídeos, cogídeos e fisetenídeos), enquanto a segunda está representada por 2 famílias (balenídeos e balenoptenídeos), que compreendem 6 espécies.

Focenídeos
Estão representados em Portugal pelo boto (Phocoena phocoena), o cetáceo de menor dimensão do Oceano Atlântico e que não salta para fora de água. Embora fosse muito abundante no princípio do século, actualmente é apenas de ocorrência comum. É uma espécie de hábitos costeiros, os indivíduos deslocam-se em pequenos grupos. Consomem peixes, moluscos e crustáceos.

Delfinídeos
Os Delfinídeos são a família mais representada em Portugal. O caldeirão (Steno bredanensis) e o golfinho-pintado (Stenella frontalalis) são conhecidos apenas nos Açores, e a baleia-piloto-azul (Globicephala macrorhyncus) aparece também na Madeira. A orca-bastarda (Pseudorca cassidens) e a orca (Ornicus orca) são de ocorrência rara, e o grampo (Grampus griseus) ocasionalmente, nas águas portuguesas.
O golfinho comum (Delphinus delphis) e o roaz-corvineiro (Tursiops truncatus) são os cetáceos mais comuns ao longo das costas portuguesas.


Zifilídeos
Os zifilídeos estão representados em Portugal por 5 espécies. Destes, o botinhoso (Hypercodor ampullatus) e a baleia-de bico Sowerby (Mesoplodon bidens) apenas apenas ocorrem em águas insulares, e outros dois são observados excepcionalmente: a baleia-de-bico de Blainville (Mesoplodon densirostris) e a baleia-de-bico de Gervais (Mesoplodos europaeus). Só o zífío (Ziphius cavirostris) é observado com alguma frequência nas águas continentais particularmente na zona de Peniche. É uma espécie pelágica que se alimenta quase exclusivamente de cefalópodes.

Cogídeos
Nas costas portuguesas existe apenas um cogídeo, o cachalote -pigmeu (Kogia breviceps), este é de espécie rara.

Fisetenídeos
Esta família é representada em Portugal pelo cachalote (Physeter macrocephalus), comum nos Açores e ocasionalmente nas águas continentais. É uma espécie pelágica, sendo a sua dieta constituída por cefalópodes (exe: lulas) por vezes peixes. Em determinadas regiões, observam-se em grandes concentrações sazonais de cachalotes.

Balenídeos

O único exemplar em Portugal é a baleia-branca (Eubalaena glacialis).


Balenoptenídeos
Esta família é representada pelo jubarte (Megaptera novaeangliae), a baleia-azul (Balaenoptera musculus) e a baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata) ocasionalmente.